biablack - de olho na china

Exposição
DE OLHO NA CHINA "uma reflexão plástica, mostrando a visão que este lado do mundo tem de um dos maiores expoentes do saber oriental"
 
O objetivo desta exposição é que artistas brasileiros, ou estrangeiros radicados no país, a partir do pensamento do filósofo Confúcio (551-479 a.C.), produzissem as mais diversas manifestações. O desafio proposto foi que cada criador, baseado no pensamento do mestre chinês, realizasse uma reflexão plástica, mostrando a visão que este lado do mundo tem de um dos maiores expoentes do saber oriental.
Cabe lembrar que temas como a moral pessoal e a governamental, as relações sociais, a justiça e a sinceridade se fazem presentes no pensamento de Confúcio, assim como a lealdade familiar, a veneração dos ancestrais e o respeito com os idosos e com as crianças.
Para desenvolver o tema, os artistas convidados receberam um exemplar do livro 'Os Analectos', obra publicada pela Editora Unesp que busca resgatar o pensamento original de Confúcio, (551 e 479 a.C.), que ainda hoje influencia a sociedade chinesa.
A obra foi traduzida, de forma pioneira, diretamente do chinês arcaico para o português, e inclui comentários sobre os aforismos reunidos.
Os comentários que integram esta obra foram cuidadosamente compilados de fontes variadas pelo tradutor, Giorgio Sinedino, estudioso da cultura antiga da China, que atua no Instituto Cultural de Macau, onde reside, e adaptados de modo a facilitar a compreensão pelo leitor contemporâneo.
Com esse material em mãos e na mente, cada artista traz ao público a sua interpretação do saber de um dos principais pensadores universais.
Oscar D'Ambrosio é doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp
 
DE OLHO NA CHINA
Local: Auditório do Instituto de Artes da Unesp
endereço: Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 - São Paulo - SP
data: abertura dia 26 de setembro de 2016 as 19 horas.